Galpão Cine Horto | CPMT | QUEM SOMOS

O Fiel e a Pedra, por uma dramaturgia experimental

Desde quando eu me entendi como escritor que eu comecei a reclamar pela falta de uma dramaturgia urbana no Nordeste, ou, pelo menos em João Pessoa, onde eu moro e trabalho. Eu diria que essa minha implicância por uma dramaturgia que reflita a urbanidade começou ainda na década de setenta, quando eu comecei com os meus primeiros textos. Havia, como ainda há, uma fortíssima influência de Ariano Suassuna e de Hemilo Borba Filho. Já escrevi sobre isso outras vezes, quando precisei rememorar as causas e as origens da dramaturgia nordestina, que tem, é sabido, um
fortíssimo veio folk, com raízes que se estendem dos bumbas aos maracatus, sem esquecer os diversos mamulengos, todos tendo em comum raízes ibéricas ou africanas, ou tudo junto e misturado, inclusive com a cultura nativa. :: LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Mais de: Textos

Por Paulo Vieira
Dramaturgo, diretor, ator, romancista, roteirista e professor do Curso de Teatro da UFPB. Contato: pvvieira@hotmail.com

Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580
portalprimeirosinal@gmail.com