Galpão Cine Horto | CPMT | QUEM SOMOS

O desatino da sessão única semanal

Estranho isso de uma sessão por semana. As produções de uma noite só tornam-se cada vez mais comuns. São quatro apresentações no mês, oito no bimestre.

Um exemplo gritante, no final de 2009, acendeu de vez o sinal de alerta. Veio do Centro de Pesquisa Teatral, de Antunes Filho. Sua estreia na dramaturgia, o roteiro para o musical Lamartine Babo, fez curtíssima temporada a partir de novembro daquele ano, às quintas-feiras, no Espaço CPT, no sétimo andar do edifício germinado ao Teatro Sesc Anchieta. O espetáculo retornou em janeiro de 2010, ocupando a mesma noite, o mesmo local em São Paulo, mas permitindo-se, ufa!, ao menos duas sessões seguidas, uma às 19h e outra às 21h. Quando até um dos nomes centrais do
teatro brasileiro rende-se a essa agenda magérrima, algo de muito estranho ocorre em nossas temporadas.

Leia o texto na íntegra.

Mais de: Textos

Por Valmir Santos
Jornalista, crítico e pesquisador. Idealizador e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena (2010). Repórter desde 1992, em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor dos capítulos do livro Atos de existência: 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP (2017) e da análise histórica constituinte do livro de fotografia O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc, 2015). Colaborador em curadorias ou consultorias de mostras, festivais ou enciclopédias. Mestre em artes cênicas pela USP. Ator amador na fundação do Grupo Pombas Urbanas (1989), em São Miguel Paulista, bairro onde nasce, décimo de doze filhos de migrantes baianos.

Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580
portalprimeirosinal@gmail.com