Galpão Cine Horto | CPMT | QUEM SOMOS

A performance morreu? Antes ela do que eu

“A performance se tornou um modo do artista falar dele mesmo”. (Josette Féral) Nos últimos meses, Belo Horizonte foi cenário de diversos eventos centrados na apresentação (e discussão) de performances, como a Mostra Internacional Horizontes Urbanos, a MIP 2 – Manifestação Internacional de Performance e o Festival de Performance de BH. A coincidência deste momento com a presença, no Brasil, da professora canadense Josette Féral, teórica especializada no estudo da cena contemporânea e que tem trabalhado com o conceito de teatro performativo, em oposição ao de teatro pós-dramático (Lehmann, 2007), levou-me a levantar a discussão em torno de algumas questões tocadas por ela na série de cursos – Teoria e Prática do Teatro: além dos limites – que ministrou em agosto último no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Escola de Comunicações e Artes da USP. :: Leia o texto na íntegra.

Mais de: Textos

Por Nina Caetano
Professora assistente de Dramaturgia do Curso de Artes Cênicas da UFOP, dramaturga e pesquisadora. Doutoranda em Teatro na ECA/USP, atualmente coordena o Obscena, agrupamento independente de pesquisa cênica, no qual investiga uma escrita no calor da ação performativa. É fruto dessa pesquisa as interferências urbanas Baby Dolls, uma exposição de bonecas e Mulheres Mortas. Atua também junto a diversos grupos teatrais de Belo Horizonte, realizando sempre dramaturgias em processo. Contato: caetano.nina@gmail.com

Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580
portalprimeirosinal@gmail.com