Grupo Teatral Magiluth
Jaboatão dos Guararapes, PE

Surgido em 2004 no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, O GRUPO MAGILUTH vem trilhando um trabalho de pesquisa e experimentação constante na cena teatral recifense, sendo apontado como um dos principais grupos do Estado e circulando com seu conjunto de atores criadores por importantes festivais do país.

A cultura do Magiluth está alicerçada no pensamento coletivo, re-significando assim o processo de construção da cena através de seus integrantes/criadores. Neste contexto, o Grupo Magiluth trouxe à cena, em 2007, “Corra”, apontado como espetáculo revelação do mesmo ano em Recife e ganhador dos prêmios de iluminação, ator e 3º Melhor Espetáculo do RIOCENACONTEMPORÂNEA 2007, além do Festival Internacional de Teatro de Blumenau em 2008, também pela sua concepção de luz.

Com o intercâmbio em Portugal de dois integrantes (através da Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra), o Grupo Magiluth amplia sua área de atuação com a montagem, em terras lusitanas, do espetáculo: “Hoje fiz amor pela terceira vez” de Mickael de Oliveira, produzido pela Associação PENETRARTE e apresentado no Teatro Gil Vicente, em Coimbra. Soma-se o contato de seus atores com grupos de pesquisas portugueses, como Chapitô e Bonifrate.

Destaca-se ainda atuação do Grupo nacionalmente em diversos movimentos de teatro de grupo, como o Encontro Redemoinho 2009 (Movimento Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral), o LAPADA (Movimento de Teatro de Grupos Teatrais do Nordeste) e NORTEA (Núcleo de Laboratório Teatral do Nordeste). Em Pernambuco, o Magiluth é fundador do GRITE (Grupos Reunidos de Investigação Teatral) com o o objetivo de discutir as políticas públicas para o teatro de grupo no Estado.

Em 2008, o Grupo Magiluth remonta o primeiro exercício/espetáculo de seu repertório, ATO, tendo em setembro do mesmo ano, participado do I Festival de Teatro Latino Americano, junto aos principais expoentes  de diversos países, como o Teatro Buendia (Cuba), Calléjon del Agua (Equador), Gente Teatro de Títeres y Actores (México) e Grupo Yuyachkani (Peru). Esta nova montagem, proporcionou ao Grupo em 2009 o prêmio de Melhor Espetáculo de Pernambuco (Troféu Apacepe de Teatro e Dança - Janeiro de Grandes Espetáculos), além da indicação aos prêmios de melhor ator, figurino, cenário e trilha sonora.

Este ano, com dois espetáculos no repertório e comemorando cinco anos de atividades ininterruptas, o Grupo Magiluth apresenta a cena nacional o projeto PARALELO MAGILUTH, que possibilita seus atores/criadores desenvolveram pesquisas solos de diferentes linguagens. O primeiro trabalho, UM TORTO, teve estréia no Festival Palco Giratório Recife 2010, cumprindo diversas temporadas na cidade e tendo sido aclamado pela critica especializada local.  

Dados da Instituição
Tipo:
Grupo
Ano de Fundação:
2004
Telefone:
(81) 8790 0829
Celular:
(81) 8790 0829
E-mail:
magiluth@gmail.com
Cidade:
Jaboatão dos Guararapes
Estado:
PE
Integrantes/sócios:

Pedro Vilela, Giordano Castro, Lucas Torres e Pedro Wagner. 

Dados do Responsável
Nome:
Pedro Vilela
Função na Instituição:
Diretor de Produção
Telefone:
(81) 8790 0829
Celular:
(81) 87900829
E-mail:
magiluth@gmail.com
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
Possui publicações:
Não
Como adquirir produtos da Instituição:
Através de Email: magiluth@gmail.com
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter