Grupo Atrás do Pano: 35 anos


Criado em 1981, o Grupo Atrás do Pano desenvolve pesquisa de linguagem pautada pela ludicidade poética e norteada pela busca de um teatro cujas bases estão no resgate e releitura da cultura popular, seja através da literatura, da oralidade ou das brincadeiras e cantigas de roda, sempre com um olhar contemporâneo sobre os costumes e a realidade urbana.


Partindo do teatro de bonecos, manifestação teatral predominante na primeira fase do Grupo (década de 80) e passando pelo campo da arte-educação (a partir dos anos 90), o Grupo Atrás do Pano chega à pesquisa de linguagem da “estética da simplicidade”, iniciada na montagem de seu mais recente espetáculo, o premiado “Por Parte de Pai”.


Com uma atuação constante no campo da arte-educação, o Grupo mantém, desde 2005, um centro cultural no bairro José de Almeida, região periférica do município de Nova Lima (MG), onde desenvolve importantes ações de formação artística e cidadã, além de promover o acesso a bens culturais a uma comunidade carente de opções nesse âmbito. Encarando a educação como pilar fundamental para a transformação social, o Grupo Atrás do Pano propõe a experimentação lúdica como ferramenta para a abertura de canais e processos criativos.


O centro cultural, transformado em Ponto de Cultura em 2011, oferece cursos e oficinas de teatro, teatro de bonecos, percussão, musicalização e roda de brincadeiras, além de apresentações artísticas. Essas atividades são, em sua maioria, oferecidas de forma gratuita. Desde 2014, o espaço recebe também alunos das escolas municipais da região para atividades de formação artística e desencadeamento de processos criativos.


Outro importante projeto realizado pelo Grupo é o bloco de carnaval “As Grandes Figuras”, que homenageia, em forma de bonecos gigantes, personalidades importantes na história de Nova Lima e do bairro José de Almeida. Desde 2012, o bloco desfila pelas ruas do bairro e pela região central do município, realizando um importante trabalho de resgate histórico e cultural e promovendo um maior sentimento de identificação e pertencimento por parte da comunidade. No período que antecede o carnaval, a própria comunidade é convidada a participar das pesquisas e produção do bloco, através da confecção dos bonecos gigantes e adereços, personalização de camisetas e ensaios da bateria.


Neste ano de 2016, o Grupo Atrás do Pano completa 35 anos de atividades. 35 anos apostando na ludicidade e no potencial transformador da arte. 35 anos percorrendo palcos e ruas. 35 anos de teatro!

<br /><b>Fotógrafo: </b>Acervo do Grupo Cortejo Festival de Inverno UFMG (1989) 
<br /><b>Fotógrafo: </b>Acervo do Grupo <br /><b>Fotógrafo: </b>Monica Viegas <br /><b>Fotógrafo: </b>Acervo do Grupo <br /><b>Fotógrafo: </b>Acervo do Grupo <br /><b>Fotógrafo: </b>Acervo do Grupo <br /><b>Fotógrafo: </b>Nilmar Lage <br /><b>Fotógrafo: </b>Maria Navarro Rua de Brincar (2007) // foto: Maria Navarro
<br /><b>Fotógrafo: </b>Maria Navarro <br /><b>Fotógrafo: </b>Myriam Vilas Boas <br /><b>Fotógrafo: </b>Guto Muniz <br /><b>Fotógrafo: </b>Roque Antônio Juaquim <br /><b>Fotógrafo: </b>Diego Sá <br /><b>Fotógrafo: </b>Felipe Oliveira <br /><b>Fotógrafo: </b>Maria Navarro
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter