Cia Arte Negus
São Paulo, SP

 

Sobre o grupo

A Cia Arte Negus é um grupo nômade de origem matogrossense que desenvolve pesquisas na área das artes cênicas, voltando seu foco principalmente para a comédia a partir da linguagem do palhaço. Os integrantes acreditam no potencial de comunicar sentimentos, discussões e reflexões através do universo clownesco, e somam esse universo a tudo o que podem buscar em outras poéticas e linguagens. A música, as artes plásticas, outros fazeres teatrais, dança e tudo o mais são aglutinados às suas montagens para explorar o caráter da hibridização de manifestações artísticas. O que interessa ao grupo não são as zonas pretas ou brancas, é a imensa área cinza que existe entre um pólo e outro. Afinal, o mundo é híbrido!
Atualmente a equipe desenvolve três frentes de trabalho, primeiro atuam com montagens de espetáculos, ou seja, apresentações previamente ensaiadas e encenadas (apesar da brecha para o improviso ser sempre presente e estimulado pelo grupo); também trabalham com intervenções do espaço comum, que são visitas a territórios não necessariamente destinados às manifestações artísticas, e nesses espaços são desenvolvidos jogos cênicos extremamente próximos com o espectador, desmecanizando a rotina habitual do espaço ocupado; além disso, trabalham também com a capacitação artística, onde ministram oficinas, cursos e workshops de artes cênicas e visuais.
 
CIA ARTE NEGUS – CUIABÁ/MT – SÃO PAULO/SP – BRASIL
 
CONTATO
Fone: (11) 3578-8161
Elaine Guarani (produtora): (11)7690-5252
contato@artenegus.com.br
www.artenegus.com.br
Dados da Instituição
Tipo:
Grupo
Telefone:
55(11)3578-8161
E-mail:
contato@artenegus.com.br
Cidade:
São Paulo
Estado:
SP
Dados do Responsável
Nome:
Elaine Cristina Gonçalves da Conceição
Função na Instituição:
Produtora e palhaça
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
Publicações da Instituição:
Paiaguá - Donos do Rio
SESC Arsenal - Uma Viagem no tempo
Forma de acesso as publicações:
www.paiaguadonosdorio.wordpress.com
Eventos e cursos realizados:

OFICINA "ATRÁS DO NARIZ" - 

 

“O nariz do palhaço são seus olhos, e seus olhos a sua alma”

Ditado popular

Por mais piegas que possa parecer a primeiro momento, a definição sobre os olhos e alma do palhaço colocada acima é extremamente pontual. Não trata apenas de sentimentalismo, mas evoca a técnica da palhaçaria em si. Nessa frase começa a despontar as distinções entre o trabalho do ator e o trabalho do palhaço; que são as mais variadas possíveis, e este projeto tem a intenção de apresentá-las para possibilitar que uma oficina didática reflexiva seja elaborada a partir de tais distinções.

 

OFICINA - HUMOR E HISTÓRIAS

O humor possui potencial para comunicar todas as coisas, esse é o pensamento da oficina “Humor e Histórias”, que desenvolve de maneira lúdica as habilidades corporais e vocais cômicas para serem utilizadas na contação de histórias. O modo de desenvolvimento é a partir da investigação de recursos de papel (cenários, adereços e desenhos), técnicas corporais cênicas e utilização do potencial vocal para a elaboração dos personagens. Tudo feito a partir de demonstrações práticas.

 

OFICINA DE HQ PARA CRIANÇAS

Entender o funcionamento próprio das Histórias em Quadrinhos. Observá-las como linguagem artística específica. Compreender para  poder realizar. São essas as idéias que norteiam essa oficina de História em Quadrinhos para Crianças, onde o mote é oferecer ao público infantil e juvenil uma vivência na linguagem artística das Histórias em Quadrinhos, sendo que todo participante aprenderá sobre essa arte e produzirá sua própria história, para melhor assimilar o que aprendeu. Uma oficina breve, mas que serve como ponto de partida para despertar interesse por essa linguagem.

Solicite um projeto para saber quais as necessidades técnicas.


OFICINA DE HQ PARA ADULTOS

Inicialmente ocorre uma atenção à estruturação de um ROTEIRO, visando as regras básicas da antiguidade clássica, que ficaram conhecidas como a jornada do herói. Além disso, são investigadas as especificidades de Roteiro de Histórias em Quadrinhos e como isso influencia na DIAGRAMAÇÃO, sendo que a preocupação em diagramar é a próxima etapa trabalhada na oficina, nela, conteúdos como Planos (tal como os cinematográficos), design, organização, Requadros, calha, balões e quadro gancho são compreendidos. Por fim são trabalhados conteúdos para que se resolva a ARTE da composição de uma História em Quadrinhos ou Storyboard, conhecimentos básicos de composição, proporção, expressão e arte-final serão dialogados.

 Solicite um projeto para saber quais as necessidades técnicas.

 

<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter