Centro de Estudos Teatrais - Grupo Divulgação
Juiz de Fora, MG

CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS - GRUPO DIVULGAÇÃO/Juiz de Fora

O Centro de Estudos Teatrais, sediado em Juiz de Fora (MG), constitui-se em um núcleo de pesquisa, ensino e extensão teatral que integra o Grupo Divulgação, uma companhia de teatro universitário. Iniciou suas atividades em 1966 na antiga Faculdade de Filosofia e Letras (FAFILE). Das primeiras reuniões realizadas no Diretório Acadêmico Tristão de Athayde até os dias atuais, são 47 anos de trabalhos ininterruptos reafirmando o compromisso em divulgar a cultura teatral, através de seus espetáculos, cursos e workshops de interpretação, figurino, sonoplastia, cenografia e iluminação, além da realização de seminários – de dramaturgia e ‘Os Caminhos do Teatro’.
Ao longo de todos esses anos, vem desenvolvendo atividades de teatro adulto e infantil, sempre procurando aproximar o teatro das camadas populares e exercitar a pesquisa sobre as mais diferentes formas teatrais. Nesse sentido, tem realizado espetáculos nos mais diferentes espaços: da rua aos pátios e refeitórios escolares, da praça às conchas acústicas, em arena ou palco italiano, em circos ou teatros sofisticados. Há 41 anos, ocupa um espaço no Forum da Cultura, uma casa da Universidade Federal de Juiz de Fora, com salas destinadas a cursos, reuniões, acervo e memória da companhia, além de um mini-teatro experimental adaptado pelo próprio grupo.
Seus espetáculos têm lugar, sobretudo, no teatro do Forum (em palco italiano), atendendo a um público local e de cidades vizinhas. Desde 1985, o grupo recebe espectadores originários de camadas menos favorecidas da população como parte do projeto Escola de Espectador. Hoje são atendidas mais de 200 instituições, dentre escolas da rede pública, municipal e estadual, e comunidades carentes. O Divulgação tem se apresentado em grandes centros e no interior do país, tendo participado de eventos como A Barca da Cultura, de Pachoal Carlos Magno, e festivais de teatro.
Seu repertório, com cerca de 200 montagens, reúne nomes como Sófocles, Maquiavel, Pirandello, Goëthe, Gorki, Lorca, Tchekhov, Gogol, Ionesco, Dürrenmatt, Ghelderode, Shakespeare, Molière, Arrabal, Camus, Goldoni, Genet, Schiller, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Jorge Andrade, Augusto Boal, Dias Gomes, Silveira Sampaio, França Júnior, entre outros. Além disso, o grupo possui uma dramaturgia própria calcada na problemática político-social do país, que leva assinatura do seu diretor José Luiz Ribeiro. Tendo recebido várias premiações regionais e nacionais, o grupo segue colocando em prática seu lema lorquiano: “mede-se a cultura de um povo pelo seu teatro”.

Dados da Instituição
Tipo:
Associação
Ano de Fundação:
1966
Telefone:
32-32153850
E-mail:
grupodivulgacao.gd@gmail.com
Endereço:
Rua Santo Antônio, 1112 - Centro CEP: 36016-210
Cidade:
Juiz de Fora
Estado:
MG
Dados do Responsável
Nome:
José Luiz Ribeiro
Função na Instituição:
Coordenador Geral
Telefone:
32-32118503
E-mail:
zeluiz@acessa.com
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
Publicações da Instituição:
Grupo Divulgação - O teatro como devoção; Memória 40; Revista-programa dos espetáculos.
Forma de acesso as publicações:
Contato com o grupo.
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter