A Bruxa Tá Solta
Boa Vista, RR

O Grupo de Teatro a Bruxa tá Solta, foi criado em 1992, por Catarina Ribeiro e Nonato Chacon, com diversos espetáculos na trajetória e largo intercâmbio com Venezuela, cumpria sua principal finalidade: fazer teatro e estimular a formação/consolidação de platéias. Com o passar do tempo, seus fundadores sentiram a necessidade de uma atuação integral e comunitária.

 

Em 2005, o Ministério da Cultura lançou edital – Pontos de Cultura, que integra o programa Cultura Viva. O Grupo inscreveu um projeto que foi selecionado, em 2006, iniciando a implantação do projeto Ponto de Cultura no município de Rorainópolis.

 

Até 2006, o Grupo de Teatro estava focado apenas na pratica teatral, mas a implantação do Ponto de Cultura e a atuação sistemática em comunidades, tão ricas culturalmente e tão distantes das informações e das possibilidades de trocas saudáveis, especialmente para os jovens, promoveu profunda reflexão do papel do fazer artístico.  Nesse contexto, as atividades do Grupo de Teatro foram sendo naturalmente transformadas e re-significadas pela tecnologia social dos Pontos de Cultura.

 

O Ponto de Cultura a Bruxa tá Solta, atua desde abril de 2006 em três núcleos,nas Vilas Martins Pereira, Nova Colina e Equador, no segundo maior assentamento agrário do país, o Anauá, Rorainópolis, interior da Amazônia em Roraima. As vilas são o elo de comunicação dos agricultores familiares do interior do assentamento, e estão todas localizadas a beira da BR 174, que liga Roraima ao Amazonas e a Venezuela.

O Teatro continua sendo a linguagem norteadora dos projetos do Ponto de cultura, tanto como metodologia, como ferramenta de mobilização e jeito de se colocar no mundo. Mas hoje o verbo tranversalizar é conjugado no cotidiano das praticas do Ponto de Cultura a Bruxa Tá Solta. Projetos como Ação Griô Nacional de valorização e reconhecimento político do papel dos mestres dos saberes populares são fundamentos teóricos e práticos do cotidiano da ação pedagógica artística do ponto.

 

O ano de 2006 foi o período da “chegança” de conhecer e tornar-se confiável nas comunidades, diagnosticar a partir das vivencias as potencialidades, cenários, e buscar a adesão de lideranças comunitárias e pessoas para as atividades do Ponto de Cultura. A caminhada do Ponto é construída no dia-dia por meio das diversas frentes de atuação dos demais projetos e ações do Ponto de Cultura.

 

Uma das principais finalidades do Ponto de Cultura a Bruxa Tá Solta é de criar um ambiente favorável para que os jovens retardem sua saída do campo para os centros urbanos. E fortalecer as atividades já existentes nas comunidades organizadas, em associações, grupos e outras formas de organização.

 

Desde 2008 o Ponto apóia a Reisada da vicinal 06, nas proximidades de Martins Pereira, iniciativa do Mestre Zé da Viola.

Dados da Instituição
Tipo:
Grupo
Telefone:
(95) 3626-9130
E-mail:
pc.rr.bruxatasolta@gmail.com
Cidade:
Boa Vista
Estado:
RR
Dados do Responsável
E-mail:
pc.rr.bruxatasolta@gmail.com
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter