Associação Teatro Sarcáustico
Porto Alegre, RS

O Grupo TEATRO SARCÁUSTICO surgiu em janeiro de 2004, a partir do trabalho de conclusão do curso de Teatro (UFRGS) de Andressa de Oliveira, Daniel Colin e Tatiana Mielczarski, intitulado GORDOS ou somewhere beyond the seaGORDOS... apresentou-se em diversos projetos culturais de Porto Alegre, como Novas Caras (SMC-Porto Alegre), Cena em Construção (Teatro Íntimo-Porto Alegre), Teatro, Pesquisa & Extensão (PROREXT-UFRGS), Circuito Rio Grande no Palco (SESC-RS), bem como de outras cidades brasileiras (como, por exemplo, Projeto Tubo de Ensaio de Santos/SP), além de ter sido o único representante porto-alegrense no 28.° Festival de Teatro de Lages-SC. O espetáculo ainda recebeu 2 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro em 2005: Melhor Ator (Daniel Colin) e Melhor Atriz (Tatiana Mielczarski).

 

Em 2006, Daniel Colin dirigiu Há Vagas para Moças de Fino Trato, que fez temporadas diversas e participou de projetos importantes comoNovas Caras (SMC-Porto Alegre), Novas Diretrizes Aldeia SESC-Capilé. Em 2007, estreou o espetáculo mais ousado do grupo até aquele momento: IntenCIDADE 1ª: VOAR, dirigido por Daniel Colin utilizando-se do texto de Felipe Vieira de Galisteo. IntenCIDADE 1ª: VOAR foi apresentado no terraço da Usina do Gasômetro, sempre no horário do pôr-do-sol.

 

Em 2008, o Teatro Sarcáustico estreou três diferentes espetáculos, todos com dramaturgia original criada a partir de improvisações: a peça de rua A Noiva Quer Casar, de Daniel Colin, totalmente inspirado na estética popular, cultural e artística dos anos 80; o infantil Jogo da Memória, também de Daniel Colin, baseado em filmes infanto-juvenis das décadas de 80 e 90; e A Vida Sexual dos Macacos, monólogo dirigido por Felipe Vieira de Galisteo.

 

Além disso, o grupo apresentou em 2009, com financiamento do FUMPROARTE (SMC-Porto Alegre), a Mostra TEATRO SARCÁUSTICO – 5 ANOS, que executou a realização de 44 apresentações gratuitas de 5 espetáculos de seu repertório, além da difusão de 5 oficinas artísticas também com entrada franca. Já em 2010, o grupo apresentou a mega-produção Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá, espetáculo premiadíssimo inspirado na vida e obra do Rei do Pop Michael Jackson.

Em 2011 o Teatro Sarcáustico foi agraciado com o Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral do Teatro de Arena de Porto Alegre para a realização do espetáculo Breves Entrevistas com Homens Hediondos, inspirado nos contos homônimos de David Foster Wallace, estreando no mês de julho do mesmo ano.

 

O TEATRO SARCÁUSTICO é um dos grupos gaúchos mais premiados nos últimos anos, levando 13 prêmios por três de seus espetáculos: o musical Wonderland e o que M. Jackson encontrou por lá (Troféus Açorianos de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Figurino, Produção, Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo e Melhor Direção dentro do festival Porto Alegre em Cena 2011), o infantil Jogo da Memória (Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo/Júri Popular, além dos Prêmios Tibicuera de Melhor Direção, Ator Coadjuvante, Dramaturgia e Cenografia) e o adulto A Vida Sexual dos Macacos (Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Troféu Braskem Porto Alegre Em Cena de Melhor Ator).

 

Atualmente, o TEATRO SARCÁUSTICO é um dos grupos que integram o Projeto Usina das Artes, que contempla a ocupação do Centro Cultural Usina do Gasômetro (SMC -Porto Alegre).

Dados da Instituição
Tipo:
Associação
Telefone:
051 82103965
Celular:
051 96271517
Endereço:
Rua Av. Presidente João Goulart, 551 - Centro CEP: 90010-120
Cidade:
Porto Alegre
Estado:
RS
Integrantes/sócios:

Daniel Colin
Guadalupe Casal
Ricardo Zigomático
Rossendo Rodrigues

Dados do Responsável
Nome:
Ricardo Zigomático
Função na Instituição:
Presidente
Telefone:
051 32768009
Celular:
051 96271517
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter