Associação Cultural ManiCômicos - Arte Por toda Parte
São João del-Rei, MG

 

A Cia. Teatral ManiCômicos possui quatorze anos de estrada, com treze montagens teatrais. Desde 2005 em São João del-Rei – MG, sendo o primeiro grupo profissional da cidade, a Cia tem ajudado a fomentar a prática teatral na região a partir do encontro de novas plateias e da busca pelo aprimoramento de suas técnicas.

Além das montagens teatrais a Cia. desenvolve um projeto social, chamado “Arte Por Toda Parte” em comunidades de São João del-Rei e em 11 cidades da região oferecendo à crianças, jovens e adultos o usufruto da arte por meio de cinco ações combinadas - oficinas teatrais, espetáculos, formação de educadores, revista cultural e espaço cultural.

A Cia Teatral ManiCômicos possui um espaço com o objetivo de sediar a Cia, possibilitando sua pesquisa, temporadas de seu repertório e também a troca entre os grupos teatrais através de um circuito de apresentações artísticas e oficinas culturais. Em 2009 o Espaço Cultural ManiCômicos se tornou Ponto de Cultura possibilitando a ampliação das atividades oferecidas e colaborando para a descentralização e o fortalecimento das ações culturais em Minas Gerais.

A ManiCômicos oferece o Curso de Preparação Para Atores, com dois anos e meio de duração e tem a parceria do sindicato dos artistas, SATED/MG com o propósito de formar atores por meio da extensão da pesquisa artística da Cia.

Outra ação desenvolvida em São João del-Rei, desde 2006, é o Encontro de Grupos de Teatro com grupos amadores e profissionais, para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do fazer teatral e intercâmbio de experiências e práticas teatrais no Campo das Vertentes e Zona da Mata (regiões do estado de Minas Gerais).

Em  2008 a Cia Teatral ManiCômicos foi contemplado com o Fundo Estadual de Cultura - Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais com o projeto "Circulação ManiCômicos" e teve como  objetivo, contribuir para a formação de público, promover o acesso e usufruto dos bens culturais e estimular a valorização da cultura local, o Projeto Circulação ManiCômicos realizou em várias cidades de Minas Gerais que fazem parte do Núcleo de Interiorização de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura - Núcleo São João del-Rei, apresentações dos espetáculos de rua “O Grande Dia” e “Domdeandar”, ambos da Cia Teatral ManiCômicos,  além de realizar uma oficina teatral para jovens e adultos nas mesmas cidades.

Em 2009 a Cia. foi premiada com o “Cena Minas”, com o projeto “ManiCômicos no Coliseu”. O projeto teve como objetivo levar o espetáculo “O Grande Dia” debaixo da lona do Circo Coliseu de Roma em oito cidades por onde o Circo passou em 2010, facilitando o acesso de centenas de pessoas a um espetáculo teatral e possibilitou o evento teatral em cidades que não possuíam um espaço físico adequado.

Em 2010 a Cia. foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz com o projeto “Estação Anarquia” que resultou na criação do espetáculo “Borgobandoballo”.

Espetáculos criados:

Espetáculo  “A Farsa do Cangaço, ôxx”; Espetáculo: “Caravelas de Papel”; Espetáculo de rua: “Muita sede”; Espetáculo infanto-juvenil: “Aprendiz de Poesia”; Espetáculo de rua: “Perfeição - Quando a Tempestade Nasce das Luzes”; Espetáculo infantil “Ombojera - Uma história do mundo”; Espetáculo de rua “Kaosu - O Maior Espetáculo da Terra!”; Espetáculo: “Rosa-Flôr”. Espetáculo de rua: “O Grande Dia”; Espetáculo infantil: “O Cavaleiro Valente”; Espetáculo de rua: “Domdeandar”; Espetáculo “Borgobandoballo”; Espetáculo infantil “A fada, a flor e a princesa.

Dados da Instituição
Tipo:
Associação, Espaço, Grupo
Ano de Fundação:
1998
Telefone:
(32) 3373-5892
E-mail:
manicomicos.sjdelrei@mgconecta.com.br
Endereço:
Rua Rua Industrial Paulo Agostini, 55 - Vila Nossa Sra. de Fátima CEP: 36.305-018
Cidade:
São João del-Rei
Estado:
MG
Dados do Responsável
Nome:
Juliano Felisatti Gonçalves Pereira
Função na Instituição:
Diretor
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
Eventos e cursos realizados:

Projeto "Arte Por toda Parte" - Aulas gratuitas de teatro, dança, literação e música para crianças, jovens e adultos durante todo o ano.

Curso de Preparação para Atores (CPPA) - Curso profissionalizante de teatro, reconhecido pelo SATED-MG, com duração de dois anos e meio.

<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter