Cia Carona de Teatro (Carona Teatro e Produções Artísticas Ltda.)
Blumenau, SC

A Cia Carona é um grupo estável de teatro com sede em Blumenau/SC possuindo atualmente seis atores (Fábio Hostert, Léo Kufner, James Beck, Roberto Morauer, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura) e um diretor (Pepe Sedrez).

Desde sua fundação em 1995, a Cia Carona esforça-se para trabalhar exclusivamente com teatro, dedicando-se à investigação acerca do trabalho do ator. Mesmo com as dificuldades, passadas e presentes, a partir do ano de 2000, opera-se uma mudança qualitativa quanto à imersão dos integrantes na pesquisa teatral que continua até os dias atuais, com um aumento no número de horas de ensaios durante a semana e a articulação de intercâmbios com outros grupos. O resultado desse avanço metodológico foi a sistematização de seu trabalho e a reflexão permanente sobre o fazer teatral contemporâneo.

Esta pesquisa continuada, desenvolvida pela Cia Carona, dá-se através do treinamento cotidiano do ator, um processo que visa ampliar as suas possibilidades técnicas e criativas, quebrando suas resistências psicofísicas e encontrando o sentido em suas ações: “trabalhar sobre si mesmo”, usando termo de Constantin Stanislavski, explorando, simultaneamente, outras vertentes do fazer teatral, como o treinamento vocal, dramaturgia do ator, estética, plasticidade e musicalidade de maneira grupal e colaborativa.

O primeiro resultado cênico da sistematização do seu trabalho (mas não seu primeiro espetáculo) foi o espetáculo “Os Camaradas Médicos”, nascido de um pequeno texto de Giba de Oliveira. Num trabalho coletivo com Alfredo Megña, dramaturgo da Periplo Cia Teatral, de Buenos Aires (Argentina), foi posta em ação uma instigante pesquisa sobre o teatro físico, que resultou no espetáculo ampliado, “Os Camaradas”, dramaturgia de Alfredo Megña e Cia Carona. Este espetáculo teve boa repercussão entre os críticos e os espectadores, levando a Cia Carona a participar de vários Festivais Nacionais e Internacionais, além de projetos de circulação, como o EncenaCatarina e o Palco Giratório, ambos do SESC. 

Desde então, outros espetáculos foram gerados, como “A Parte Doente” (2005), “Volúpia” (2008) e “Renato, o menino que era Rato” (2008, voltado ao público infantil). “A Parte Doente” e “Os Camaradas” tiveram seus trabalhos interrompidos, pois dois integrantes da Cia Carona se desligaram do grupo. Em agosto de 2006, a Cia Carona criou o seu Grupo de Pesquisa Cênica, com participação de estudantes do Curso de Artes – Bacharelado em Interpretação Teatral da FURB – Universidade Regional de Blumenau – e de participantes de grupos teatrais da região de Blumenau.

A partir do Grupo de Pesquisa, quatro novos integrantes passaram a fazer parte da Cia Carona, ampliando as possibilidades de trabalho para o grupo, que se dedicou, internamente, entre os anos de 2006 e 2007, ao treinamento dos novos integrantes. Neste ínterim, um novo projeto de pesquisa surge a partir dos corpos desejosos dos atores: “Volúpia”, que teve sua estréia na Mostra Contemporânea do Festival de Curitiba em 2008.  Ainda em 2008, a Cia Carona apresentou ao seu público mais um novo espetáculo, “Renato, o menino que Era Rato”, voltado ao público infantil. 

Dados da Instituição
Tipo:
Escola, Grupo
Ano de Fundação:
1995
Telefone:
(47) 3340 2317
Fax:
(47) 3322 7008
Celular:
(47) 9116 1970
E-mail:
carona@ciacarona.com.br
Endereço:
Rua 15 de Novembro, 1181 - Centro CEP: 89010-003
Cidade:
Blumenau
Estado:
SC
Integrantes/sócios:

James Beck, Fábio Luís Hostert, Léo Kufner, Pépe Sedrez, Roberto Morauer, Sabrina Marthendal e Sabrina Moura 

Dados do Responsável
Nome:
Pépe Sedrez
Função na Instituição:
Diretor
Celular:
(47) 9116 1970
E-mail:
pepe@ciacarona.com.br
Perfil da Instituição
Vinculada a entidade / associação:
Não
Como adquirir produtos da Instituição:
Na secretaria da Escola.
Eventos e cursos realizados:

Carona Escola de Teatro, como conclusão de módulo semestral, realiza, desde 2004/II, a Mostra Carona de Teatro com espetáculos dos alunos. Além disso, promove cursos

Níveis dos cursos oferecidos:
Iniciação
Livres
Modalidades de formação oferecidas:
Ator
<< Voltar
Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 - Bairro Horto - Belo Horizonte - MG
Tel: 31 3481.5580 - portalprimeirosinal@gmail.com
---------------------------
Os créditos das fotos do cabeçalho se encontram na seção Quem Somos.
Facebook Twitter